Vantagens que fazem do MS-Project o melhor aliado dos profissionais da construção civil

gestão-projetos-construção-civil-cromus

De todos os softwares de planejamento e gerenciamento de projetos, o MS-Project é um dos mais utilizado atualmente por construtoras e engenheiros.

Para quem não conhece suas aplicações, o Project é utilizado no gerenciamento de projetos com a finalidade de desenvolver o cronograma do projeto. Com ele é possível programar todas as atividades do projeto, com definição do tempo de cada uma, dos recursos humanos, dos recursos materiais e dos custos e suas variáveis. Além disso, os ajustes no projeto são feitos de forma dinâmica e simultânea, possibilitando ao profissional e sua equipe uma visão geral e antecipada para acompanhar de forma realista todas as atividades, bem como controlar prazos, recursos e custos.

A vantagem do Project é que ele foi desenvolvido especificamente para gerenciar projetos, não apenas como editor de planilhas como o Excel.

Com o Project é possível gerenciar três demandas importantes de um projeto de construção civil: escopo, tempo e custo. Por serem interdependentes e passíveis de alterações durante a execução da obra, podem afetar consideravelmente o projeto se não forem gerenciadas de forma adequada. Neste caso, o benefício maior está em reunir em uma única ferramenta todos os aspectos do projeto, que podem ser demonstrados em relatórios detalhados, gráficos e planilhas práticas, que fornecem as informações necessárias para a orientação da equipe e para a tomada de decisões antes que desvios ocorram.

Caminho crítico

O caminho crítico é aquela série de atividades realizadas em sequência, sem folgas. É crítico porque se uma delas atrasar provocará atraso nas seguintes, ocorrendo um impacto direto no prazo final da obra. Gerenciar a obra pelo caminho crítico permite acompanhar o andamento das atividades críticas do projeto e corrigir desvios no cronograma antes que aconteçam.

A partir do sequenciamento e dependência das atividades, da estimativa de duração, da identificação dos atrasos e restrições de data do projeto, o recurso do Caminho Crítico do Project gera um gráfico onde se tem a visão geral do caminho critico, deixando o cronograma mais ajustado para gerenciar o projeto e tomar decisões.

Estabelecer vínculos entre tarefas

Cada tarefa demanda tempo e recursos para ser executada, além de ser realizada em sequência a outras tarefas. Uma tarefa que só pode ser iniciada após o término de outra estabelece uma dependência que precisa estar bem definida no planejamento da obra para otimizar prazo e custos. Por exemplo, a tarefa 2 inicia após o término da tarefa 1, as tarefas 3 e 4 devem iniciar juntas e as tarefas 5 e 6 devem terminar na mesma data, e assim por diante.

A vinculação de tarefas é importante porque não existem projetos sem dependência entre tarefas. Quando fazemos a vinculação no Project, permitimos que ele ajuste automaticamente o cronograma quando ocorrer qualquer alteração no plano, e assim, mantemos o andamento da obra dentro da realidade do projeto.

Vantagem competitiva

Em tempos de crise e competitividade, ter o domínio de um software de gestão aliado a um conhecimento amplo de planejamento e controle de obras é um meio eficaz de conseguir oportunidades vantajosas para a carreira ou para as empresas do mercado de construção civil.

Você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre essas vantagens? Leve o curso MS-Project 2016 para a sua empresa com a Cromus!

Clique aqui e saiba mais

_____________

Texto adaptado daqui.

Write a Reply or Comment

Your email address will not be published.